Bacharelado

5 anos

Integral

Goianésia

Apresentação do Curso

Para formar profissionais cumpridores desse papel, com responsabilidade e solidez, o curso de Odontologia da FACEG desenvolve há mais de 45 anos profissionais aptos e com habilidades de atenção à saúde, por meio de ações de prevenção, proteção e recuperação, tanto em caráter individual quanto coletivo. São ofertadas disciplinas que instrumentalizam o futuro profissional a prática clínica na diversas áreas da Odontologia, como por exemplo, Dentística, Endodontia, Cirurgia, Radiologia e Imaginologia, Periodontia, Estomatologia, Odontopediatria, Odontogeriatria, Odontohebiatria  e Saúde Coletiva. Todas as atividades clínicas do curso contam com uma das maiores Clínicas Odontológicas de Ensino da região, colaborando assim para a formação de um profissional tecnicamente capacitado, cientificamente qualificado e dotado de predicados humanísticos, atuando para a melhora na qualidade de vida das pessoas.

Sobre o Curso

O Curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) tem como missão formar cirurgiões-dentistas generalistas capazes de agir de forma interativa em uma abordagem integral mediante as realidades sociais, culturais e econômicas de seu meio em prol da sociedade como um todo. O egresso estará apto a estabelecer relações interpessoais com seus pacientes de forma humanizada, garantindo a inclusão social baseada em princípios éticos, legais, cristãos e de cidadania, culminando em potencial para tomada de decisões frente ao mundo do trabalho perante questões sociais, com proposição para soluções mediante educação permanente, seja como componente ou líder de uma equipe multiprofissional. Todo o ensino do curso está voltado para preparar o futuro cirurgião-dentista para atuar no sistema público de saúde vigente e rede particular, desde a atenção básica com ênfase na promoção de saúde, quanto para referenciar e contra referenciar em situações clínicas para atenção secundária e terciária. Por fim, o egresso levará em consideração as diferentes perspectivas de abordagem no que se refere à atuação a partir dos ciclos de vida, buscando incorporar novos conhecimentos para atuar com rigor técnico e científico

Mercado de Trabalho

A formação do futuro cirurgião-dentista é voltada tanto para o âmbito público quanto para o âmbito privado, apontando como possibilidade a multiplicidade de cenários de atuação diante das demandas da sociedade, tais como: clínica odontológica privada, prestação de serviços públicos de atenção à saúde bucal (cirurgião-dentista clínico); gerenciamento da atenção à saúde bucal (cirurgião-dentista distrital e coordenador de saúde bucal); serviços públicos de fiscalização em saúde; auditoria do Sistema Único de Saúde e dos convênios/credenciamentos; perícias odontológicas na esfera civil, criminal, e administrativa; consultoria e administração em saúde; docência universitária e pesquisa

Matriz Curricular

Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE 60
MORFOFISIOLOGIA 80
FUNÇÕES VITAIS 80
MORFOLOGIA E ESCULTURA DENTAL 80
METABOLISMO E REPRODUÇÃO 80
Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE 60
MORFOFISIOLOGIA CABEÇA E PESCOÇO 80
DENTÍSTICA OPERATÓRIA 80
AGRESSÃO E DEFESA 80
PERIODONTIA BÁSICA 80
DIAGNÓSTICO BÁSICO 80
Disciplina CH
OCLUSÃO 80
DENTÍSTICA RESTAURADORA 80
PRÉ-CLÍNICA 100
ANESTESIOLOGIA E FARMACOLOGIA 100
PERIODONTIA TERAPÊUTICA 80
FUNDAMENTOS SÓCIOANTROPOLÓGICOS - ON-LINE 60
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 80
Disciplina CH
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE 60
CLÍNICA INTEGRADA EM DIAGNÓSTICO BUCAL 60
ENDODONTIA OPERATÓRIA 80
PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL 80
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 80
PATOLOGIA BUCAL 80
Disciplina CH
OPTATIVA - ON-LINE 60
CIRURGIA BÁSICA 80
CLÍNICA INTEGRADA DE ASSISTÊNCIA EM ATENÇÃO BÁSICA 120
ENDODONTIA TERAPÊUTICA E CLÍNICA 80
PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL 80
Disciplina CH
CIRURGIA PRÉ-CLÍNICA 80
CLÍNICA INTEGRADA DE ASSISTÊNCIA EM ATENÇÃO SECUNDÁRIA 140
PRÓTESE PARCIAL FIXA 80
ODONTOLOGIA LEGAL E DO TRABALHO 80
Disciplina CH
CLÍNICA INTEGRADA EM REABILITAÇÃO BUCAL 120
ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA E ORTODONTIA PREVENTIVA: PRÉ-CLÍNICA 80
SAÚDE COLETIVA: POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE 60
TRABALHO DE CURSO: PESQUISA CIENTÍFICA 80
Disciplina CH
CLÍNICA INTEGRADA EM REABILITAÇÃO BUCAL AVANÇADA 120
ODONTOLOGIA PEDIÁTRICA E ORTODONTIA PREVENTIVA: CLÍNICA DE ASSISTÊNCIA A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE 80
TRABALHO DE CURSO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA 80
SAÚDE COLETIVA: ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA 60
Disciplina CH
CLÍNICA DE ESTOMATOLOGIA 80
PRÉ-INTERNATO ODONTOLÓGICO 120
SAÚDE COLETIVA: GESTÃO EM SAÚDE 60
ODONTOLOGIA HOSPITALAR E CASOS CLÍNICOS FARMACOLÓGICOS 80
Disciplina CH
INTERNATO ODONTOLÓGICO 320

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Curso (TC) busca oportunizar aos estudantes a integração de conhecimentos, a iniciação científica, o exercício de relacionar a prática aos questionamentos científicos, a sedimentação das competências e habilidades adquiridas no curso, subsidiando o processo de ensino e a realimentação dos conteúdos programáticos das disciplinas, sendo atividade obrigatória, no Curso de Odontologia da FACEG.

O Trabalho de Curso do curso de Odontologia da FACEG será desenvolvido ao longo das disciplinas de Trabalho de Curso I e II (7º e 8º períodos, respectivamente), em grupos formados por 4 discentes, orientado por Docente do Curso de Odontologia da FACEG e deverá ser apresentado na forma escrita e na forma oral, sendo que na forma escrita deverão estar no formato de um artigo científico para publicação em um periódico específico da área odontológica.

.

Estágios

O Estágio Curricular Supervisionado é uma modalidade de componente curricular fundamental para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante do curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia e "deverá ser desenvolvido de forma articulada e com complexidade crescente ao longo do processo de formação”. Destaca-se que, neste curso, a cada período será ampliada a oportunidade de atuação do estudante em níveis mais complexos, à medida que serão inseridos novos procedimentos de diferentes áreas. Tem por finalidade inserir o discente, por determinado período, em contato com a realidade profissional. São considerados ambientes de práticas profissionais para o estágio curricular supervisionado: empresas públicas ou privadas, indústrias, estabelecimentos comerciais ou de serviços, agências públicas e organismos governamentais, além dos espaços próprios criados pela IES, tanto dentro ou fora do campus da FACEG.

Neste currículo haverá o desenvolvimento de atividades do Estágio ao longo de todo o curso. Destacam-se prioritariamente as ações que abrangem desde a promoção até a reabilitação, com as disciplinas Clínica Integrada I, Clínica Integrada II, Clínica Integrada III, Clínica Integrada IV, Clínica Integrada V, Pré-Internato Odontológico e Internato Odontológico, tanto no âmbito da Clínica Odontológica de Ensino (COE) quanto na integração com o SUS.

Para além dos 20% de Estágios obrigatórios cabe ressaltar os momentos curriculares em que o estudante exerce uma atividade temporária, supervisionados por docentes, nas seguintes disciplinas: Pré-Clínica; Odontologia Pediátrica e Ortodontia Preventiva I, Odontologia Pediátrica e Ortodontia Preventiva II e Clínica de Estomatologia.

Cabe destaque a disciplina Internato Odontológico. Esta disciplina será realizada na Clínica Odontológica de Ensino (COE) e no Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que o Curso de Odontologia da Faculdade Evangélica de Goianésia tem convênio firmado com a Secretaria Municipal de Saúde para atuar na Estratégia Saúde da Família, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital Municipal Irmã Fany Duran, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Atividades Complementares

As atividades complementares têm por finalidade enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, propiciando ao discente a oportunidade de realizar atividades de caráter científico, artístico e cultural, de pesquisa e extensão que lhe permitam aprimorar os conhecimentos propiciados pela vida acadêmica, produzindo, assim, a cultura da educação intelectual, autônoma e continuada. Tais atividades contribuem para a articulação teoria e prática, além de permitir ao acadêmico a flexibilização curricular e o seu relacionamento com a realidade social e profissional.

As Atividades Complementares deverão ser realizadas pelo acadêmico a partir de seu ingresso no curso, devendo cumprir 200 (duzentas) horas para a integralização do Curso de Odontologia. A integralização das Atividades Complementares é condição necessária para a colação de grau e deverá ocorrer durante o período em que o aluno estiver regularmente matriculado, excetuando-se eventuais períodos de trancamento.

As atividades complementares do curso de Odontologia da FACEG são consideradas componentes extracurriculares e compõem-se de participação em eventos internos e externos à instituição, tais como: congressos, seminários, palestras, conferências, atividades artísticas e culturais; integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional; atividades de iniciação científica, assim como de monitoria, acrescidas de outras aprovadas pelo colegiado de curso.

Pesquisa

São desenvolvidas atividades de pesquisa no currículo para instrumentalizar o acadêmico em sua formação, como eixo metodológico, desde o primeiro até o oitavo período, em diferentes modalidades de trabalho científico, incluindo a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Há também institucionalmente apoio a pesquisa Programa de Bolsa Iniciação Científica (PBIC) e Programa de Iniciação Científica Voluntária (PVIC).

Extensão

As atividades de extensão do curso de Odontologia são supervisionadas por um Coordenador de Extensão, o qual responde por todas as atividades de extensão desenvolvidas pelo curso, e tem como objetivo geral buscar meios para alcançar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

As ações são pautadas na qualidade da atenção a comunidade, e forte vínculo com o ensino e a pesquisa, a partir da ampliação do atendimento clínico e diversas ações preventivas. As ações articulam os níveis de atenção à saúde e promovem o aperfeiçoamento acadêmico e docente, no que se refere a extensão.  No Curso há ações extensionistas externas, internas e estágios extramuros. Há participações nos projetos institucionais, como:

  • FACEG Cidadã
  • Projeto nos bairros do município de Goianésia e o Projeto Interdisciplinar de Políticas Públicas de Saúde são desenvolvidos com a aproximação do acadêmico de odontologia da realidade da saúde geral da população residente na periferia da cidade;
  • Estágios extra-muros em hospitais e serviços especializados públicos;
  • Oferta de cursos livres nas diversas áreas acadêmicas (Biossegurança; Farmacologia, entre outros);
  • Projetos de monitorias;
  • Diversos SIMPAT em empresas locais;
  • Iniciativas de Igrejas da região
  • Mostra Cultural
  • Liga Acadêmicas