A Coordenação de Pesquisa e Inovação da UniEVANGÉLICA é um departamento ligado a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária (PROPPE) do Centro Universitário de Anápolis. Essa coordenação é responsável pelo acompanhamento e gestão de todas as atividades que envolvem a pesquisa cientifica e inovação, incluindo programas bolsas de iniciação cientifica e tecnológica na instituição e nas agências de fomento como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular (FUNADESP). Com crescimento do Centro Universitário, a partir da ampliação e do surgimento de novos cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu, o acompanhamento manual de todas as atividades tornou-se um grande desafio, em função da grande adesão e da expansão do número de projetos e de pesquisadores.

A partir de 2018, a Coordenação de Pesquisa e Inovação, em parceria com a Fabrica de Tecnologia Turing (FTT) (Curso de Eng. de Computação e Eng de Software), que já havia desenvolvido um projeto inicial de gestão de pesquisa (SisPesq), iniciou a reformulação do sistema com a finalidade de ampliar o espoco de gerenciamento, incluindo, não apenas pesquisas em edital mas também a gestão institucional de todos os projetos do Centro Universitário e demais mantidas. O sistema trabalhará com o gerenciamento de projetos que envolvam pesquisa cientifica e de inovação, cuja duração seja de médio a longo prazo (2 a 5 anos), obedecendo os critérios metodológicos exigidos e enquadrados nas linhas de pesquisa institucional.

Visando informatizar os processos de gerenciamento de pesquisa foi desenvolvido em 2019 o Sistema James Fanstone, que se caracteriza como uma ferramenta digital capaz de acolher informações relacionadas à pesquisa cientifica como projetos, grupos e planos de trabalho, formulários dos comitês de ética, relatórios, resultados parciais e finais, bem como a possibilidade de concorrer aos editais de bolsas abertos. O Sistema James Fanstone visa, não apenas agilizar os processos de gestão, mas também possibilitar o cruzamento de informações institucionais sobre o cenário da pesquisa no Centro Universitário de Anápolis e demais mantidas da Associação Educativa Evangélica (AEE). A ferramenta de gestão atuará integrada com o sistema Lyceum para obtenção dos dados acadêmicos de docentes e discentes cadastrados na Instituição.

Sistema James Fanstone é desenvolvido, mantido pela equipe do Portal de Periódicos da UniEVANGÉLICA, com sede nesse mesmo departamento. A nomenclatura do sistema deu-se em homenagem ao Dr. James Fanstone (1890-1987), pioneiro e fundador da AEE, pois ele representa a missão institucional simbolizada na sua atuação como médico, missionário e pesquisador. As linhas que compõe a imagem do logotipo do sistema foram constituídas em alusão à arquitetura do prédio do Hospital Evangélico Goiano (HEG), fundado em Anápolis por James Fanstone no ano de 1927.

Manual de Utilização

Sistema James Fanstone