Bacharelado

5 anos

Noturno

Goianésia

Apresentação do Curso

O curso de Enfermagem da FACEG oferece aos estudantes um ensino completo, no qual se complementam a tradição no ensino e as inovações da área. Disciplinas como Educação em Saúde e Estágios em Clínica Médica e Cirúrgica promovem uma formação dinâmica, ao mesmo tempo em que capacitam um profissional humano e qualificado para cuidar das pessoas com excelência.

Sobre o Curso

O Curso de Graduação em Enfermagem  oferecido pela Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), tem como objetivo  formar um Enfermeiro com perfil humanista, crítico e reflexivo, com foco em uma formação generalista e qualificado para o exercício profissional, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes, atuando com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania na promoção da saúde integral do ser humano. Sendo assim, este profissional terá como papel preponderante gerenciar o cuidado de enfermagem com uma visão holística e desenvolver o cuidado por meio de serviços qualificados e articulados com as atuais necessidades da estrutura social.

Mercado de Trabalho

O enfermeiro é um profissional apto para atuar com planejamento, organização e execução de assistência hospitalar a pessoas e grupos. Coordena equipes e recursos materiais em unidades de saúde ou afins e auxilia na manutenção da saúde e na prevenção de doenças, promoção e a reabilitação.

Pode atuar em diversas áreas tais como: Consultoria, Enfermagem Cirúrgica e pós-cirúrgica, Enfermagem Geriátrica, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem do trabalho, Pesquisa clínica, Home CARE, Gestão hospitalar e Auditoria, Ensino e pesquisa, Enfermagem Obstétrica, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem de Resgate, Enfermagem em Controle de infecção Hospitalar.

Matriz Curricular

Disciplina CH
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE 60
METABOLISMO E REPRODUÇÃO 60
AGRESSÃO E DEFESA 60
ENFERMAGEM PROMOÇÃO EM SAÚDE 80
EPIDEMIOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM 80
Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE 60
MORFOFISIOLOGIA 80
FUNÇÕES VITAIS 80
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM 80
CONCEPÇÕES DE ENFERMAGEM 80
Disciplina CH
FUNDAMENTOS SÓCIOANTROPOLÓGICOS - ON-LINE 60
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: FUNDAMENTAÇÃO DO CUIDAR 80
FARMACOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM 80
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA MULHER 40
ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICA 80
Disciplina CH
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE 60
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: EXAME FÍSICO 80
ENFERMAGEM EM DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E VIGILÂNCIA EM SAÚDE 100
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: PROCESSOS DE SEGURANÇA DO CUIDADO 80
Disciplina CH
OPTATIVA - ON-LINE 60
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE 100
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: INTERVENÇÕES 80
ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA 80
Disciplina CH
TRABALHO DE CURSO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA 80
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: JULGAMENTO CLÍNICO E PLANEJAMENTO DO CUIDADO 80
TECNOLOGIAS DA ENFERMAGEM PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE 80
ENFERMAGEM CIRÚRGICA 120
Disciplina CH
TECNOLOGIAS DO CUIDAR E PROTOCOLOS EM ENFERMAGEM 80
ENFERMAGEM NO CUIDADO AS CONDIÇÕES CRÔNICAS E ENVELHECIMENTO 80
ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 80
ENFERMAGEM EM SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: MANEJO CLÍNICO 60
Disciplina CH
TRABALHO DE CURSO: PESQUISA CIENTÍFICA 80
ENFERMAGEM EM OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA 100
PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM E GERENCIAMENTO 80
ENFERMAGEM NO CUIDADO A PACIENTES CRÍTICOS 100
Disciplina CH
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE 120
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ATENDIMENTO PRIMÁRIO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 120
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM SAÚDE DA MULHER, OBSTETRÍCIA E NEONATOLOGIA 80
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM NA FUNDAMENTAÇÃO DO CUIDAR EM CLÍNICA MÉDICA-CIRÚRGICA 120
Disciplina CH
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE E EPIDEMIOLOGIA 100
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM PRONTO SOCORRO E PSIQUIATRIA 100
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ATENDIMENTO SECUNDÁRIO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA 100
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E CLINICA MÉDICA 100

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Enfermagem, é realizado ao longo do 8º e 10º período.

Sendo, definido como uma atividade de cunho científico, desenvolvido na disciplina de Produção Científica em Enfermagem pelo acadêmico e orientado por um docente do quadro do Curso de Enfermagem. Supervisionado pelo coordenador de TCC e apresentando as seguintes características: Obrigatório para a conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem, elaborado e apresentado dentro de normas técnico-científicas, devendo abordar um tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela e seu resultado deve ser uma contribuição à ciência e à sociedade.

Estágios

O Estágio Curricular Supervisionado consiste num conjunto de atividades profissionais desempenhadas pelos alunos, sendo um instrumento imprescindível para o aprimoramento da sua formação. Constitui-se de um instrumento de integração, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-científico e aprimoramento das relações interpessoais e integrativas às disciplinas cursadas.

O Estágio Curricular Supervisionado faz parte, obrigatoriamente, do currículo do curso de graduação em Enfermagem ofertado pela Faculdade Evangélica de Goianésia, em cumprimento à legislação federal vigente. Representa uma atividade obrigatória definida como tal no projeto do curso, cuja carga horária é para aprovação e obtenção de diploma, inclusive para aqueles que já tenham realizado estágio em outro curso.

O Estágio Supervisionado compreende a integralização de carga horária de atividades em conformidade com o que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais e demais legislações do ensino superior que tratam deste assunto, devendo contemplar atividades nas áreas que envolvem o curso de graduação em Enfermagem ofertado pela Faculdade Evangélica de Goianésia bem como o mercado de trabalho onde está inserida.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são consideradas componentes curriculares do curso de graduação em Enfermagem, estando estabelecidas no projeto pedagógico do mesmo, e visam estimular a prática de estudos independentes e aumentar a autonomia intelectual do aluno. Devem  ser desenvolvidas ao longo do curso e totalizar, no mínimo, 140 (cento e quarenta) horas, o aluno poderá escolher entre os grupos de Atividades Complementares, constantes no regulamento, obedecendo ao limite mínimo e máximo estabelecido em cada grupo, devendo cumprir a carga horária necessária para a aceitação da conclusão das Atividades Complementares definidas no projeto pedagógico do curso.

Pesquisa

A Faculdade Evangélica de Goianésia considera a pesquisa como elemento catalisador do conhecimento científico, técnico, humanístico e ético, que, articulada ao ensino e extensão, exerce relevante papel na produção do conhecimento, propiciando o envolvimento teórico-empírico e a formação profissional pelo exercício da reflexão. O estudante tem a possibilidade de realizar pesquisas, sobre orientação de um professor, dentro de um dos seguintes programas:

 

Nome do grupo de pesquisa: UBUNTU

Líder do Grupo: Elias Emanuel Silva Mota

Resumo do Grupo

O Grupo de Pesquisa “UBUNTU” criado em 2017, é composto por professores e estudantes da área da saúde e meio ambiente. O objetivo do grupo é realizar reflexões e contribuir com ações voltadas à proteção e promoção à saúde das populações em situação de vulnerabilidades, tendo em vista a dificuldade de acesso à saúde e recursos sócios educacionais. Destacamos que trabalhos vêm sendo realizados com populações privadas de liberdade, assentados e quilombolas. O grupo atua com atividades de pesquisas e extensão e já conta com trabalhos publicados em eventos científicos e tem como pretensão viabilizar e contribuir com ações voltadas a melhoria de vida destes grupos. Atualmente existe uma parceria entre os alunos, professores e estas populações.

Extensão

A prática extensionista é um dos componentes do ensino superior, constituindo uma estratégia para aproximação do acadêmico com os problemas da comunidade, oportunizando a atuação em equipe multidisciplinar e tomada de decisão para resolução integral de problemas.

As atividades de extensão constituem um dos componentes das atividades complementares, que é uma parte flexível da matriz curricular. Os eventos de extensão universitária são de iniciativa da Instituição ou do próprio Curso de Enfermagem.

O curso de Enfermagem possui alguns projetos de extensão em caráter efetivo e permanente, firmados por meio de convênio entre o Centro Universitário e Instituições parceiras:

  • Atenção básica de saúde em Campanhas Nacionais de Imunização;
  • UniCUIDAR, Ambulatório de Enfermagem do Centro Universitário.

Relatório de Atividades de Extensão