Bacharelado

5 anos

Noturno

Goianésia

Apresentação do Curso

O curso de Engenharia Civil da FACEG tem uma formação de excelência. Com um conhecimento que prioriza as necessidades atuais da sociedade, o curso disponibiliza muito mais do que qualidade de ensino: prepara o estudante para o dinamismo que o aguarda no exercício dessa profissão. Oferece um currículo abrangente e multidisciplinar, que traz temas ligados à Física, ao Cálculo, à Geometria, à Química, à Tecnologia, ao Meio Ambiente, entre outros.

Sobre o Curso

O curso de Engenharia Civil da Faculdade Evangélica de Goianésia forma profissionais com uma base sólida de conhecimentos, propiciando condições de acompanhar todo o ciclo da construção civil através de – laudos técnicos, elaboração de projetos, execução de obras e outros.

Ao longo do curso o aluno terá conhecimento nas áreas de Construção Civil, Estruturas, Geotécnica, Hidráulica e Transportes através de aulas teóricas conciliadas as práticas em laboratórios modernos e bem equipados.

Mercado de Trabalho

O profissional formado pela Faculdade Evangélica de Goianésia está habilitado a trabalhar em diversas áreas, tais como habitação, infraestrutura, saneamento e obras para indústria e comércio.

Matriz Curricular

Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE 60
DESENHO TÉCNICO 80
ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO 80
FORÇA, MOVIMENTO E ENERGIA 80
LIMITE E DERIVADA DE UMA VARIÁVEL 80
Disciplina CH
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE 60
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR 80
INTEGRAL DE UMA VARIÁVEL E DERIVADAS PARCIAIS 80
MECÂNICA ESTÁTICA 80
ONDULATÓRIA, ÓTICA E TERMODINÂMICA 80
Disciplina CH
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE 60
ELETRICIDADE E MAGNETISMO 60
FENÔMENOS DE TRANSPORTE 60
INTEGRAL MÚLTIPLA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 80
MECÂNICA DOS SÓLIDOS 60
Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
FUNDAMENTOS SÓCIOANTROPOLÓGICOS - ON-LINE 60
ARQUITETURA E URBANISMO 80
CIÊNCIA DOS MATERIAIS 80
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 60
Disciplina CH
HIDROLOGIA E DRENAGEM URBANA 60
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS 80
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 80
TOPOGRAFIA E GEODÉSIA 60
Disciplina CH
CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS 80
HIDRÁULICA 60
MECÂNICA DOS SOLOS 80
TEORIA DAS ESTRUTURAS 60
Disciplina CH
GEOTECNIA 80
LAJES E VIGAS EM CONCRETO ARMADO 60
MÉTODO DOS DESLOCAMENTOS 60
SANEAMENTO BÁSICO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS 60
TRANSPORTE, LOGÍSTICA E PROJETO DE VIAS 80
Disciplina CH
OPTATIVA - ON-LINE 60
CONSTRUÇÃO CIVIL 80
INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS 60
ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO 60
FUNDAÇÕES 80
Disciplina CH
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 80
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DE OBRAS 80
PONTES 80
PROJETOS ESTRUTURAIS 60
Disciplina CH
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO 80
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PESQUISA CIENTÍFICA 80
ESTÁGIO 80
ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA 60

Atividades Acadêmicas

TCC

O Curso de enharia Civil contempla, em sua Matriz Curricular, a realização obrigatório do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de uma monografia ou de um artigo científico, na área da engenharia Civil e conteúdos afins. Os objetivos gerais de se elaborar e apresentar o TCC são os de propiciar aos estudantes oportunidade para demonstrar o grau de habilidades e competências adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica. Também, de apresentação verbal, com postura crítica e linguagem apropriada, fundamental para atuação neste campo do conhecimento.

A gestão do TCC é exercida pelo Nucleo Docente Estruturante (NDE), Coordenação de TCC e os professores membros do colegiado do curso para permitir a estruturação e apresentação de trabalhos envolvendo as especialidades no campo da engenharia Civil e temas afins. As produções científicas, depois de avaliadas e aprovadas em banca examinadora, constituída por três membros do corpo docente do curso, são alvo de ajustes e adaptações para apresentação e publicação em eventos e revistas especializadas. Os trabalhos são disponibilizados em repositório.

Estágios

A Coordenação de Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Civil, funciona como suporte para discentes e organizações que oferecem oportunidades de estágio. Assim sendo, nos colocamos à disposição dos mesmos e que, juntamente com os docentes da FACEG possamos auxiliá-los durante esta imprescindível etapa.

Atividades Complementares

A Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), mantida pela Associação Educativa Evangélica (AEE), desenvolve o curso de Graduação em Engenharia Civilem conformidade com a Resolução CNE/CES nº 9, de 29 de setembro de 2004, que define suas Diretrizes Curriculares Nacionais, cujo Projeto Pedagógico e seu desenvolvimento é acompanhado constantemente pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), conforme orientações do Ministério da Educação.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Engenharia Civil realizado pela FACEG, normatizado pela Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010 –Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e, ainda, as orientações contidas no Parecer nº4, de 17 de junho de 2010, do CONAES, pelos seus membros professores, é o colegiado
responsável pela formulação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), pela implementação, desenvolvimento, acompanhamento das ações pedagógicas e administrativa do curso.

As orientações apresentadas neste Regulamento de Atividades Complementares (RAC) estão fundamentadas pelas DCNs, pelos dispositivos contidos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e demais atos normativos, submetidas ao Conselho Acadêmico Superior (CAS) da Faculdade Evangélica de Goianésia, contempla a  constituição, titulação, atribuições e o regime de trabalho dos membros do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Engenharia Civil.

Pesquisa

O curso de Engenharia Civil vem contribuindo com a produção de conhecimentos através da pesquisa de iniciação científica, desenvolvida no âmbito institucional e através de parcerias formada com empresas públicas e privadas.

Extensão

As atividades de extensão realizadas pelo Curso de Engenharia Civil possuem como um de seus objetivos o aprimoramento da formação dos nossos alunos, voltada às demandas da sociedade, do contexto profissional e da responsabilidade social.