Bacharelado

5 anos

Noturno

Goianésia

Apresentação do Curso

No curso de Engenharia Mecânica da FACEG, acadêmicos se tornam verdadeiros agentes transformadores da sociedade, por meio do estudo, planejamento, projeto e especificação de máquinas e processos mecânicos. Com conteúdo didático e adaptado à prática profissional, o curso dispõe de todas as condições pedagógicas e infraestrutura para que o estudante tenha acesso a uma formação intelectual e humana. Com disciplinas nas áreas de Materiais, Ciências Térmicas, Processos de Fabricação e Mecânica dos Sólidos no currículo, o estudante aprende a aplicar a teoria na prática.

Sobre o Curso

O curso de Engenharia Mecânica propõe-se a qualificar pessoal para a resolução de problemas na área de tecnologia mecânica, com potencial para a assimilação e o desenvolvimento de conhecimentos, com espírito crítico e ética profissional, atendendo às necessidades das indústrias e da sociedade visando ao desenvolvimento e à independência tecnológica.

O Engenheiro Mecânico egresso da faculdade Evangélica de Goianésia será capaz a desempenhar, com competência, as atividades referentes aos procedimentos científico-tecnológicos das áreas de fabricação mecânica, resistência dos materiais, térmica, projetos, metrologia, materiais de construção mecânica, vibrações e acústica e mecânica dos fluidos, bem como na utilização das instalações e equipamentos destinados a essas áreas especializadas, seus serviços afins e correlatos, considerando aspectos sociais, ambientais e econômicos, sem perder o foco ético e humanístico, no atendimento às demandas da sociedade, através de uma sólida formação científica e profissional.

Mercado de Trabalho

As funções do Engenheiro Mecânico abrangem um amplo campo de atividades técnico-científicas. Desta forma, o mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Mecânica é vasto e atrativo. De fato, todos os setores industriais necessitam dos serviços do Engenheiro Mecânico.

O Engenheiro Mecânico formado pela FACEG terá caráter generalista, e deverá estar preparado e capaz de iniciar com êxito sua carreira profissional nas indústrias mecânica, automobilística, naval, petroleira, sucroalcooleira, de mineração, siderúrgica, metalúrgica, de materiais, alimentícia, têxtil e em todas as outras áreas da ciência e tecnologia que envolvam projetos, instalações, operações e manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos e eletromecânicos.

Com sua formação básica e uma visão holística, objetiva-se, que o profissional formado na FACEG alcance elevada capacidade crítica e criativa, e busque soluções otimizadas tanto para os problemas relacionados à tecnologia, quanto para novos problemas. Espera-se, ainda, uma atuação ativa deste profissional na solução de problemas sócio-político-econômicos.

Matriz Curricular

Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE 60
DESENHO TÉCNICO 80
ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO 80
FORÇA, MOVIMENTO E ENERGIA 80
LIMITE E DERIVADA DE UMA VARIÁVEL 80
Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE 60
ONDULATÓRIA, ÓPTICA E TERMODINÂMICA 80
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR 80
INTEGRAL DE UMA VARIÁVEL E DERIVADAS PARCIAIS 80
MECÂNICA ESTÁTICA 80
Disciplina CH
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE 60
ELETRICIDADE E MAGNETISMO 60
FENÔMENOS DE TRANSPORTE 60
MECÂNICA DOS SÓLIDOS 60
INTEGRAL MÚLTIPLA E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS 80
Disciplina CH
CIÊNCIAS DOS MATERIAIS 80
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO 60
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS COM CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONAL 60
MECÂNICA DOS SÓLIDOS E ESTRUTURAS METÁLICAS 60
MECÂNICA - DINÂMICA 80
Disciplina CH
FUNDIÇÃO, CONFORMAÇÃO MECÂNICA E TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS 80
HIDRÁULICA, PNEUMÁTICA E MÁQUINAS DE FLUXO 60
METROLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE 60
TERMODINÂMICA 60
ELEMENTOS DE MÁQUINAS 60
Disciplina CH
ELETROTÉCNICA, INSTRUMENTAÇÃO E ROBÓTICA 80
PROCESSOS DE USINAGEM 60
SOLDAGEM 60
VIBRAÇÕES DE SISTEMAS MECÂNICOS 60
TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA 80
Disciplina CH
GESTÃO DA MANUTENÇÃO 60
MÁQUINAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTE 60
MÁQUINAS TÉRMICAS 80
FABRICAÇÃO ASSISTIDA POR COMPUTADOR 80
PROJETO DE MÁQUINAS E SISTEMAS ELETROMECÂNICOS 60
Disciplina CH
OPTATIVA - ON-LINE 60
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO 80
FUNDAMENTOS SÓCIOANTROPOLÓGICOS - ON-LINE 60
CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO 80
VEÍCULOS AUTOMOTORES 80
Disciplina CH
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - PROJETOS 80
LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO 80
REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO 80
Disciplina CH
CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS 80
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - GESTÃO 80
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PESQUISA CIENTÍFICA 80

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório no Curso de Engenharia Mecânica, e é realizado ao longo do 9º e 10º período. O desenvolvimento do TCC decorrerá como consequência de um processo desenvolvido durante todo o curso.    

Tomando como base o aspecto vivencial desenvolvido por meio das experiências decorrentes dos estágios, bem como da reflexão e construção do projeto de pesquisa, o Trabalho de Conclusão de Curso deverá ter a orientação de um professor do quadro docente de Engenharia Mecânica, supervisionada pelo coordenador da disciplina de TCC. 

O TCC tem como finalidade principal proporcionar ao estudante a associação entre a teoria adquirida a partir do desenvolvimento dos conteúdos ministrados no decorrer do curso e a prática em pesquisa científica, contribuindo para que graduando identifique afinidades em relação às possíveis áreas de atuação profissional. 

Estágios

O estágio supervisionado do Curso de Engenharia Mecânica, como disciplina obrigatória, proporciona ao estagiário a oportunidade de treinamento específico em empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento do setor industrial, além de fortalecer os vínculos entre a faculdade e os órgãos públicos e privados que possuem atuação neste setor.

O estágio, como parte integrante do processo formativo, contribui para a formação do futuro profissional porque permite ao estudante:

  • A aplicação prática de seus conhecimentos teóricos, motivando seus estudos e possibilitando maior assimilação das matérias curriculares;
  • Amenizar o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho, proporcionando contato com o futuro meio profissional;
  • Adquirir uma atitude de trabalho sistematizado, desenvolvendo a consciência da produtividade, a observação e comunicação concisa de ideias e experiências adquiridas e incentivando e estimulando o senso crítico e a criatividade;
  • Definir-se em face de sua futura profissão, perceber eventuais deficiências e buscar seu aprimoramento;
  • Conhecer a filosofia, diretrizes, organização e funcionamento de empresas e instituições em geral, facilitando sua integração, além de propiciar melhor relacionamento humano e social.

Para a empresa, o estágio traz consigo as seguintes contribuições e vantagens:

  • Antecipa a preparação e a formação de um quadro qualificado de recursos humanos e permite a descoberta de novos talentos, preparando a empresa para o futuro;
  • Cria e mantém um espírito de renovação e oxigenação permanente, proporcionando um canal eficiente para o acompanhamento de avanços tecnológicos e conceituais;
  • Trata-se de um eficiente sistema de recrutamento e seleção de novos profissionais;
  • Permite o cumprimento de seu papel social, ajudando a formar as novas gerações de profissionais que o País necessita.

O estágio curricular obrigatório deverá cumprir as determinações da Lei 11.788/2008, bem como o regulamento previsto para o curso.

Atividades Complementares

As atividades extrassala correspondem a práticas acadêmicas que buscam ampliar o currículo e enriquecer o perfil do formando. Estas atividades são avaliadas na instituição por meio das atividades complementares e dos estágios. 

As atividades complementares ampliam os horizontes do conhecimento do aluno para além do ambiente da sala de aula e propiciam a transdisciplinaridade no currículo. Constituem, portanto, ações que devem ser desenvolvidas ao longo do curso, criando mecanismos de aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo graduando, por meio de estudos e práticas independentes, presenciais e/ou à distância, que integram o currículo. Caracterizam-se também como atividades paralelas ao curso, de aprofundamento e diversificação de estudos, que possibilitam o reconhecimento de habilidades e competências do aluno fora do ambiente escolar. O aluno deve desenvolver essas atividades segundo sua própria conveniência, oportunidade e compatibilidade de horário com as disciplinas curriculares, desde que guarde correlação com a área de conhecimento do curso. 

As atividades complementares, assim, destinam-se a estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho, estabelecidas ao longo do curso, notadamente integrando-as às diversas peculiaridades regionais e culturais. Na prática, as atividades complementares são mecanismos para aproveitamento dos conhecimentos adquiridos pelo estudante por meio de monitorias, estágios, programas de iniciação científica, atividades de extensão, participação em eventos científicos e culturais, participação em shows, visitas a museus e exposições ou em programas e cursos oferecidos por organizações empresariais. A descrição de todas as atividades complementares aceitas no curso encontra-se no Regulamento de Atividades Complementares.

Pesquisa

As atividades de pesquisa buscam a análise e interpretação de fenômenos sociais e naturais, exigindo por isso adequação metodológica constante, uma vez que as relações na sociedade são móveis e flexíveis.

Na Faculdade Evangélica de Goianésia, a pesquisa se relaciona com a comunidade acadêmica de duas formas: a primeira se volta à autonomia docente, tendo em vista que o ato de pesquisar conduz à revisão de conceitos, aplicação de métodos de investigação, análise e busca de explicação de fenômenos e a publicação de resultados, possibilitando a identificação de respostas para os problemas específicos da vida cotidiana do ser humano; a segunda é a compreensão da lógica da ciência, colocando-se à disposição dos alunos, professores e pesquisadores a prática da pesquisa científica, no sentido de incentivar a investigação científica em sua relação com a coletividade.

A segunda maneira é colocar professores e pesquisadores à disposição de nossos estudantes para que orientem estes “futuros” pesquisadores/docentes a darem os primeiros passos na compreensão da lógica da ciência e possam criar, neles, o hábito da investigação e a relação desse processo com a coletividade.

O objetivo da Instituição é propiciar o envolvimento teórico-empírico e a formação profissional pelo exercício da reflexão. Estão disponíveis as seguintes modalidades de pesquisa científica:

  • PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PBIC)
  • PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA (PVIC)
  • PROGRAMA DE AUXÍLIO À PESQUISA E EXTENSÃO (PAPE)
  • PROGRAMA DE INCENTIVO À COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (PICC)

Extensão

No Curso de Engenharia Mecânica são desenvolvidos projetos específicos articulados com a Pesquisa e a Extensão universitária, tais como: Baja SAE (implantado), SAE Aerodesign (em fase de concepção), Projeto de bancadas experimentais (em fase de avaliação de viabilidade), Empresa Júnior (em fase de análise), entre outros.

Uma característica de projetos desta natureza é que, além de promoverem a interdisciplinaridade, facilitam a articulação entre teoria e prática, integralizando o processo de aprendizagem.

Nas ações de extensão de atuação externa destacam-se os estágios extras curriculares, ações institucionais de ação extensionista integradas denominada UniCIDADÃ (atividades de extensão que consideram o compromisso social da instituição empenhada no equacionamento de questões que afligem a população) e FACEG aberta. Recentemente, o curso de Engenharia Mecânica, participou do programa Faculdade Aberta da Terceira Idade.