Bacharelado
4 anos
Noturno
Goianésia
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Coordenador
Ato Regulatório
As transformações tecnológicas e os avanços sociais têm exigido novos perfis profissionais, mais dinâmicos, criativos e capazes de acompanhar as rápidas mudanças nos diversos setores produtivos. O ensino em Engenharia de Software no Brasil reflete esse contexto, estando diretamente influenciado pelas inovações da ciência e tecnologia, que redefinem constantemente o modo como interagimos, trabalhamos e organizamos os processos computacionais e digitais no cotidiano social e empresarial.
O curso de Engenharia de Software da FACEG surge como resposta às exigências de um mercado altamente competitivo e globalizado, onde o domínio de tecnologias digitais e a capacidade de desenvolver soluções computacionais eficientes são essenciais. A instituição, ciente de sua responsabilidade com a formação acadêmica de qualidade, vai na contramão da simplificação do ensino e adota uma postura rigorosa e comprometida com a excelência. Espera-se dos estudantes não apenas o domínio técnico, mas também senso crítico, proatividade e responsabilidade ética, pilares fundamentais para o exercício da profissão.
Atualmente, o cenário da área tecnológica exige um profissional com sólida formação científica, humanista e ética, capaz de atuar tanto na construção de sistemas quanto na gestão de processos de inovação digital. Por isso, o curso de bacharelado em Engenharia de Software da FACEG tem como missão formar profissionais preparados para enfrentar os desafios impostos pelas novas tecnologias, pela transformação digital das organizações e pelas demandas de uma sociedade em constante mutação. O egresso estará habilitado a desenvolver projetos, produtos e serviços de software com qualidade, segurança, acessibilidade e sustentabilidade, promovendo não só o progresso técnico, mas também a transformação social e o desenvolvimento regional e nacional.
O Curso de Engenharia de Software visa à formação de profissionais com sólida base técnico-científica e visão humanística, capacitados para planejar, projetar, implementar, validar e manter sistemas computacionais. O engenheiro de software atua desde a identificação e especificação das necessidades dos usuários até a entrega de soluções tecnológicas eficientes e alinhadas às inovações do mercado. Sua atuação está respaldada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, conforme a Resolução CNE/CES nº 5/2016, e contempla diversos contextos — públicos e privados — nas áreas de desenvolvimento de software, gerenciamento de projetos, ciência de dados, cibersegurança, docência, pesquisa aplicada, extensão tecnológica e empreendedorismo digital.
O egresso do curso será um profissional apto a impulsionar a transformação digital em diferentes segmentos da sociedade, elaborando soluções sustentáveis e tecnicamente robustas. Estará preparado para utilizar tecnologias emergentes, desenvolver aplicações inovadoras e dialogar com setores diversos da economia e da vida social, sempre com responsabilidade ética, respeito à legislação vigente e compromisso com o progresso regional e nacional.
O principal propósito da formação é desenvolver engenheiros de software reflexivos, criativos e conectados com os avanços contemporâneos da área de tecnologia da informação. Espera-se que esses profissionais atuem como agentes de mudança, capazes de integrar aspectos sociais, econômicos e culturais às soluções computacionais, contribuindo para o fortalecimento de uma sociedade mais inclusiva, moderna e digitalmente integrada.
O mercado brasileiro de Tecnologia da Informação (TI) movimentou cerca de 50,7 bilhões de dólares em 2020, colocando o Brasil na 9ª posição no ranking mundial da área. Estima-se um déficit de aproximadamente 400 mil profissionais de TI no país, o que reforça a importância da formação de engenheiros de software.
O egresso estará apto a agir de forma empreendedora, inovadora e cooperativa, aplicando soluções computacionais em diversos contextos sociais, com sólida base técnica e responsabilidade ética.
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O TCC é um componente curricular obrigatório e tem como objetivos:
O TCC será apresentado no formato de artigo científico, a ser submetido a periódico qualificado pela CAPES, e deverá relatar experiências vividas ao longo dos projetos desenvolvidos no curso. O estudante contará com a orientação de um docente ao longo do processo. A apresentação será feita perante banca avaliadora, e os trabalhos aprovados serão publicados no Repositório Digital Institucional.
O curso não possui estágio obrigatório, conforme previsto na matriz 2025 e nas Diretrizes Curriculares Nacionais. No entanto, os estudantes vivenciarão a prática profissional por meio de projetos ao longo de todos os períodos, em especial nas atividades da Fábrica de Tecnologias Turing (FTT), desenvolvendo softwares desde a concepção até a implantação e manutenção. Estágios não obrigatórios são permitidos, e a coordenação acompanha os alunos estagiários, inclusive em estágios remunerados.
As atividades complementares têm como finalidade:
São aceitas atividades como: pesquisa, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão, participação em congressos, cursos, eventos culturais e artísticos. As atividades são obrigatórias, distribuídas ao longo dos 8 semestres, com carga horária definida na matriz curricular e regulamento próprio aprovado pelo colegiado do curso.
A pesquisa está integrada ao curso por meio dos Projetos Integrativos (PIs), iniciação científica e iniciação tecnológica. O curso segue as diretrizes do CNPq e do SWEBOK. Há apoio institucional por meio da Coordenação de Pesquisa e Inovação, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), da UniINCUBADORA, além do Portal de Periódicos.
A extensão é curricularizada e ocorre em diversas disciplinas, com ações voltadas à comunidade, como cursos, atendimento ao público, desenvolvimento de software, entre outros. Programas como o Faculdade Aberta para a Terceira Idade (FATI), o Projeto FACEG Aberta e o PAPE apoiam e incentivam o envolvimento discente e docente em atividades extensionistas.
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