Bacharelado

5 anos

Noturno

Goianésia

Apresentação do Curso

A Faculdade Evangélica de Goianésia oferece um curso de Medicina Veterinária de alta qualidade, reconhecido pela excelência acadêmica e pelo corpo Docente altamente capacitado para formar profissionais em diversas áreas da Medicina Veterinária.

Além disso, a Faculdade Evangélica de Goianésia possui uma infraestrutura moderna e bem equipada, com laboratórios onde os estudantes podem vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O curso de Medicina Veterinária da Faculdade Evangélica de Goianésia também oferece a possibilidade de participação em projetos de pesquisa e extensão, ampliando a formação dos estudantes e possibilitando a integração com a comunidade local.

Assim, o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Evangélica de Goianésia é uma excelente opção para aqueles que desejam se tornar profissionais competentes e atuantes no mercado de trabalho, contribuindo para a saúde e bem-estar dos animais e da sociedade como um todo.

Sobre o Curso

A Medicina Veterinária é uma área fundamental para a saúde e o bem-estar dos animais, além de ter grande impacto na saúde humana e no meio ambiente. O curso de Medicina Veterinária é de extrema importância, pois capacita profissionais para lidar com diversas situações envolvendo animais, desde a prevenção e tratamento de doenças até a produção animal.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o médico veterinário é amplo e diversificado, com diversas áreas de atuação. Os médicos veterinários podem trabalhar em clínicas e hospitais veterinários, atuando no atendimento de animais de companhia. Também podem trabalhar em empresas agropecuárias, cuidando da saúde e do bem-estar dos animais de produção. Outras áreas de atuação incluem a pesquisa científica, a saúde pública, a gestão ambiental e a educação. O mercado de trabalho para o médico veterinário é promissor, pois a demanda por profissionais capacitados é crescente, especialmente com o aumento da preocupação com a saúde e o bem-estar dos animais e com a produção de alimentos de qualidade.

Matriz Curricular

Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
ANATOMIA ANIMAL 80
BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA 80
BIOQUÍMICA 80
FUNDAMENTOS DA MEDICINA VETERINÁRIA 80
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO 60
Disciplina CH
ANATOMIA VETERINÁRIA 80
BIOÉTICA E BEM-ESTAR ANIMAL 80
EMBRIOLOGIA 80
FISIOLOGIA ANIMAL 80
HISTOLOGIA VETERINÁRIA 80
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO 60
Disciplina CH
ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA 40
FARMACOLOGIA 80
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 40
MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E DEFESA SANITÁRIA 60
PARASITOLOGIA VETERINÁRIA 80
PATOLOGIA GERAL 80
Disciplina CH
TERAPÊUTICA VETERINÁRIA 60
CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 40
FISIOLOGIA VETERINÁRIA 60
MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL 80
NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL 60
PARASITOLOGIA ANIMAL 80
Disciplina CH
DOENÇAS INFECCIOSAS DOS ANIMAIS 60
DOENÇAS PARASITÁRIAS DOS ANIMAIS 60
OPTATIVA 40
PATOLOGIA VETERINÁRIA 60
SEMIOLOGIA VETERINÁRIA E LABORATÓRIO CLÍNICO VETERINÁRIO 60
POLÍTICAS DO DESENVOLVIMENTO RURAL 40
Disciplina CH
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 60
BOVINOCULTURA DE CORTE 60
FISIOPATOLOGIA DA REPROUÇÃO 40
MANEJO E NUTRIÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES E AQUÁTICOS 60
MEDICINA VETERINÁRIA LEGAL 80
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL 80
Disciplina CH
CLÍNICA MÉDICA DE GRANDES ANIMAIS 60
CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS 60
CLÍNICA MÉDICA DE ANIMAIS SILVESTRES 60
BOVINOCULTURA DE LEITE 40
REPRODUÇÃO ANIMAL, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL E BIOTÉCNICAS DA REPRODUÇÃO 40
TÉCNICA CIRÚRGICA E ANESTESIOLOGIA APLICADAS À MEDICINA VETERINÁRIA 60
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PESQUISA CIENTÍFICA 80
Disciplina CH
CLÍNICA CIRÚRGICA DE GRANDES ANIMAIS 60
CLÍNICA CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS 60
INSPEÇÃO DE ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL 60
SUINOCULTURA 40
EQUIDEOCULTURA 40
AVICULTURA 40
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PESQUISA CIENTÍFICA 80
Disciplina CH
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 340
Disciplina CH
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 340

Atividades Acadêmicas

TCC

O Trabalho de Curso (TC) busca oportunizar aos estudantes a integração de conhecimentos, a iniciação científica, o exercício de relacionar a prática aos questionamentos científicos, a sedimentação das competências e habilidades adquiridas no curso, subsidiando o processo de ensino e a realimentação dos conteúdos programáticos das disciplinas, sendo atividade obrigatória, no Curso de Odontologia da FACEG.

Estágios

O curso de Medicina Veterinária é uma graduação que prepara os estudantes para atuar no cuidado e tratamento de animais de diversas espécies. Durante a graduação, os estudantes passam por diversos estágios, que são fundamentais para consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e para o desenvolvimento de habilidades práticas.

Atividades Complementares

As atividades complementares são uma parte importante do curso de Medicina Veterinária, pois permitem aos estudantes uma formação mais ampla e completa, além de possibilitar a integração de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso.

Essas atividades são consideradas complementares porque não fazem parte da grade curricular obrigatória do curso, mas são exigidas para a conclusão do curso. As atividades complementares incluem a participação em eventos, como palestras, congressos e simpósios, a realização de estágios, voluntariados e trabalhos de pesquisa.

Pesquisa

A pesquisa é uma atividade fundamental no curso de Medicina Veterinária, pois permite que os estudantes desenvolvam habilidades de investigação, aprofundem seus conhecimentos em áreas específicas da Medicina Veterinária e contribuam para o avanço do conhecimento científico na área.

Uma das principais vantagens da pesquisa para os estudantes é o desenvolvimento de habilidades de investigação, como a formulação de hipóteses, a realização de experimentos e a análise de resultados. Essas habilidades são importantes não apenas para a realização de pesquisas científicas, mas também para a atuação profissional em diversas áreas da Medicina Veterinária.

Extensão

A extensão é uma atividade importante no curso de Medicina Veterinária, pois possibilita aos estudantes uma aproximação com a realidade social e comunitária, além de contribuir para a formação de profissionais mais humanos, responsáveis e comprometidos com a saúde animal e com a sociedade.

Através da extensão, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, realizando atividades de caráter social, educativo, ambiental, cultural e tecnológico em parceria com organizações públicas e privadas. Essas atividades podem envolver a promoção de eventos, palestras, campanhas de vacinação, atendimento clínico e cirúrgico a animais de comunidades carentes, ações de conscientização ambiental, entre outras.