Bacharelado

5 anos

Noturno

Goianésia

Apresentação do Curso

O curso de Psicologia é uma graduação universitária que tem como objetivo formar profissionais capacitados para compreender, explicar e intervir nos processos psicológicos individuais e coletivos, contribuindo para a promoção da saúde mental e do bem-estar das pessoas e das comunidades.

Durante o curso, os estudantes da FACEG aprendem sobre as diferentes áreas da Psicologia, como a Psicologia Social, a Psicologia Clínica, a Psicologia do Desenvolvimento, a Psicologia da Saúde, entre outras. Eles também estudam as principais abordagens teóricas da Psicologia, como a Psicanálise, o Behaviorismo, a Gestalt, a Psicologia Humanista, entre outras.

Além disso, os estudantes de Psicologia da FACEG aprendem sobre a realização de avaliações psicológicas, intervenções psicológicas, psicoterapias e outras técnicas de atuação profissional em diversas áreas de atuação, como clínicas, hospitais, escolas, empresas, ONGs, entre outras.

O curso de Psicologia da FACEG também tem uma forte ênfase na formação ética e crítica dos estudantes, estimulando a reflexão sobre questões sociais, culturais e políticas, além de fomentar a discussão sobre a diversidade humana e a promoção dos direitos humanos.

O curso de Psicologia da FACEG tem duração média de 5 anos, com uma carga horária total de 4.000 horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas, incluindo estágios supervisionados e trabalhos de conclusão de curso. Ao final da graduação, os estudantes se formam como psicólogos, e estão aptos a atuar profissionalmente na área.

Sobre o Curso

O curso de Psicologia da FACEG segue as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), que são as orientações estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para a formação dos profissionais em Psicologia no Brasil.

Os objetivos do curso de Psicologia da FACEG estão de acordo com as DCN, são formar profissionais capazes de:

  • Compreender a complexidade do comportamento humano em suas dimensões individuais e coletivas, históricas, sociais e culturais;
  • Desenvolver habilidades e competências para atuar de forma ética e responsável, respeitando a diversidade cultural e os direitos humanos;
  • Analisar, planejar, implementar e avaliar intervenções psicológicas em diferentes contextos, como clínico, educacional, organizacional, social, jurídico e de saúde;
  • Utilizar o método científico para produzir conhecimento e inovação em Psicologia;
  • Trabalhar em equipe interdisciplinar, articulando saberes e práticas para a promoção da saúde e do bem-estar individual e coletivo;
  • Desenvolver habilidades para a comunicação e a expressão oral e escrita, além do uso adequado das tecnologias de informação e comunicação;
  • Identificar demandas e necessidades sociais, propondo ações e políticas públicas em Psicologia;
  • Reconhecer a importância da educação continuada e do aprimoramento profissional para o exercício da Psicologia ao longo da vida.

Os objetivos do curso de Psicologia da FACEG têm como base o compromisso com a formação de profissionais capacitados a atuar de forma crítica, reflexiva e ética, em diferentes contextos, contribuindo para a promoção da saúde, da qualidade de vida e do desenvolvimento humano.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para psicólogos é amplo e diversificado, com várias opções de atuação em diferentes áreas.

Algumas das áreas de atuação mais comuns incluem:

  • Clínica: atendimento a pacientes em consultórios particulares, hospitais, clínicas e instituições de saúde mental.
  • Educação: atuação em escolas, universidades e instituições de ensino, trabalhando com orientação educacional, orientação profissional, psicopedagogia, entre outras áreas.
  • Organizacional: atuação em empresas, trabalhando com seleção, recrutamento, treinamento, desenvolvimento e gestão de pessoas.
  • Social: atuação em ONGs, instituições públicas e privadas, trabalhando com projetos sociais, assistência à comunidade, mediação de conflitos, entre outros.

Além disso, existem outras áreas de atuação em expansão, como psicologia esportiva, neuropsicologia, psicologia hospitalar, psicologia forense, entre outras.

Matriz Curricular

Disciplina CH
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - ON-LINE 60
PSICOLOGIA SOCIAL 80
PSICOLOGIA DA SAÚDE 80
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: DA ADOLECÊNCIA À VELHICE 100
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS 80
Disciplina CH
CIDADANIA, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE 40
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ON-LINE 60
MATRIZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO 80
MORFOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO 80
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA 100
PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO 80
Disciplina CH
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - ON-LINE 60
ESTATÍSTICA 80
MÉTODOS E MEDIDAS DE PERSONALIDADE 80
PSICOPATOLOGIA 120
PSICOLOGIA POSITIVA 80
Disciplina CH
FUNDAMENTOS SÓCIOANTROPOLÓGICOS - ON-LINE 60
MATRIZ COMPORTAMENTAL E COGNITIVA 80
MATRIZ EM PSICOLOGIA HUMANISTA - EXISTENCIAL 80
MATRIZ PSICANALÍTICA 80
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 80
TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM PSICOLOGIA 80
Disciplina CH
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO 100
PSICOLOGIA DA SAÚDE APLICADA 80
PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM PSICOLOGIA DA SAÚDE 20
PSICOLOGIA HOSPITALAR 80
Disciplina CH
OPTATIVA - ON-LINE 60
PSICOTERÁPICAS: MATRIZ COMPORTAMENTAL E COGNITIVA 80
PSICOTERÁPICAS: MATRIZ EM PSICOLOGIA HUMANISTA-EXISTENCIAL 80
PSICOTERÁPICAS: MATRIZ PSICANALÍTICA 80
PSICOLOGIA JURÍDICA E DIREITOS HUMANOS 80
Disciplina CH
PSICODIAGNÓSTICO ADULTO 40
PSICOLOGIA SOCIAL APLICADA 80
MÉTODOS E MEDIDAS EM PSICOLOGIA 120
PSICOLOGIA AMBIENTAL, DAS EMERGÊNCIAS E DOS DESASTRES 80
Disciplina CH
NEUROPSICOLOGIA 80
PSICODIAGNÓSTICO INFANTIL 40
PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM PSICOLOGIA SOCIAL 20
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL 80
Disciplina CH
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PRODUÇÃO CIENTÍFICA 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INSERIR TEMÁTICA 220
SER PSICÓLOGO 80
Disciplina CH
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PESQUISA CIENTÍFICA 80
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: INSERIR TEMÁTICA 220
SABERES EM PSICOLOGIA 80

Atividades Acadêmicas

TCC

O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma atividade obrigatória presente em diversos cursos de graduação, inclusive no curso de Psicologia da FACEG. Ele tem como objetivo principal a integração dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, bem como a aplicação de métodos científicos e técnicas de pesquisa e/ou intervenção na área de Psicologia.

O TCC é uma oportunidade para que o aluno aprofunde seus conhecimentos sobre um tema específico dentro da Psicologia e desenvolva habilidades como a capacidade de pesquisa, análise, interpretação e síntese de dados, construção de argumentos consistentes, utilização adequada de técnicas de pesquisa, escrita clara e objetiva, e respeito aos princípios éticos da profissão.

Além disso, o TCC permite ao aluno estabelecer uma conexão entre teoria e prática, refletir criticamente sobre o conhecimento produzido na área de Psicologia e sua aplicação no contexto social, e desenvolver uma visão mais crítica e aprofundada sobre a atuação profissional do psicólogo.

Por fim, o TCC do curso de Psicologia da FACEG pode ser uma oportunidade para que o aluno se destaque no mercado de trabalho, pois ele pode ser um diferencial em processos seletivos de mestrados, doutorados e concursos públicos, bem como na atuação profissional em geral.

Estágios

O estágio é uma das atividades mais importantes do curso de Psicologia, pois permite ao aluno a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula na prática profissional, sob a supervisão de um psicólogo experiente.

 

Algumas das principais importâncias do estágio no curso de Psicologia são:

  • Formação de competências profissionais: o estágio permite ao aluno a oportunidade de desenvolver competências práticas essenciais à atuação profissional, como habilidades de escuta ativa, empatia, comunicação, resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipe.
  • Conhecimento da realidade profissional: o estágio possibilita ao aluno o contato direto com o contexto e as demandas da atuação profissional do psicólogo, permitindo uma melhor compreensão das possibilidades e limites dessa atuação.
  • Desenvolvimento de habilidades específicas: o estágio pode oferecer ao aluno a oportunidade de conhecer diferentes áreas de atuação da Psicologia, bem como de desenvolver habilidades específicas relacionadas a essas áreas, como a aplicação de testes psicológicos, a realização de intervenções em grupo, a atuação em contextos organizacionais, entre outras.
  • Networking: o estágio pode ser uma oportunidade para o aluno estabelecer contatos com profissionais da área, o que pode ser útil para futuras oportunidades de trabalho e para a construção de uma rede de contatos profissionais.
  • Reflexão crítica: o estágio pode ser uma oportunidade para o aluno refletir criticamente sobre a atuação profissional do psicólogo, suas possibilidades e limites, e a relação entre a teoria e a prática.

 

Em resumo, o estágio no curso de Psicologia da FACEG é uma atividade fundamental para a formação do psicólogo, pois permite a aplicação dos conhecimentos teóricos na prática profissional, o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à atuação profissional, e a reflexão crítica sobre a profissão.

Atividades Complementares

As atividades complementares são uma parte obrigatória do curso de Psicologia da FACEG, e sua importância se deve a diversos fatores. Algumas das principais razões pelas quais as atividades complementares são importantes são:

  • Complementação da formação: as atividades complementares permitem aos alunos complementarem sua formação em áreas que não estão presentes no currículo do curso de Psicologia, ampliando seus conhecimentos e habilidades.
  • Diversificação de habilidades: as atividades complementares oferecem aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades que não são diretamente relacionadas à atuação do psicólogo, como liderança, trabalho em equipe, empreendedorismo, entre outras, o que pode ser útil em diversas áreas da vida profissional.
  • Possibilidade de vivências práticas: algumas atividades complementares, como estágios não-obrigatórios, grupos de estudo e pesquisa, e participação em eventos científicos, permitem aos alunos a oportunidade de vivenciar situações práticas que complementam sua formação teórica.
  • Estímulo ao engajamento social: algumas atividades complementares, como projetos sociais e atividades de extensão universitária, permitem aos alunos o engajamento social em causas relevantes, contribuindo para sua formação cidadã e para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a sociedade.
  • Diferenciação no mercado de trabalho: a participação em atividades complementares pode ser um diferencial na hora de buscar uma colocação no mercado de trabalho, demonstrando interesse, dedicação e competência em áreas específicas.

 

Em resumo, as atividades complementares são importantes no curso de Psicologia da FACEG porque permitem a complementação da formação, diversificação de habilidades, possibilidade de vivências práticas, estímulo ao engajamento social e diferenciação no mercado de trabalho.

Pesquisa

A pesquisa é uma atividade essencial no curso de Psicologia da FACEG, pois ela permite a produção e aprofundamento do conhecimento científico na área. Algumas das principais importâncias da pesquisa no curso de Psicologia são:

  • Avanço do conhecimento científico: a pesquisa possibilita a produção de novos conhecimentos e aprofundamento dos já existentes na área da Psicologia, contribuindo para o desenvolvimento científico da profissão e para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos psicólogos.
  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa: a pesquisa permite o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à produção científica, como a elaboração de projetos de pesquisa, a coleta e análise de dados, a escrita acadêmica, entre outras.
  • Relação teoria-prática: a pesquisa possibilita a relação entre a teoria e a prática na Psicologia, permitindo que os psicólogos utilizem a produção científica para embasar suas intervenções práticas.
  • Reflexão crítica: a pesquisa permite que os psicólogos reflitam criticamente sobre o conhecimento produzido na área, questionando e revisando teorias e práticas existentes, e contribuindo para a evolução da Psicologia como ciência.
  • Contribuição social: a pesquisa em Psicologia pode ter um impacto significativo na sociedade, seja por meio da identificação e solução de problemas sociais relevantes, seja pela criação de programas e intervenções eficazes para o bem-estar das pessoas.

 

Em resumo, a pesquisa é uma atividade importante no curso de Psicologia da FACEG, pois permite o avanço do conhecimento científico na área, o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, a relação entre teoria e prática, a reflexão crítica sobre a profissão e a contribuição social.

Extensão

A extensão universitária é uma atividade que se destina a estabelecer uma relação recíproca entre a universidade e a sociedade. No curso de Psicologia da FACEG, a extensão é importante por diversas razões, tais como:

 

  • Ampliação do conhecimento: a extensão possibilita aos alunos o acesso a novos conhecimentos e experiências, que podem complementar e ampliar sua formação acadêmica.
  • Interação com a comunidade: a extensão oferece aos alunos a oportunidade de interagir com a comunidade, conhecendo de perto as demandas e necessidades da população, e contribuindo para o desenvolvimento de projetos que visam solucionar ou amenizar essas demandas.
  • Desenvolvimento de habilidades e competências: a extensão permite aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a atuação em projetos sociais, tais como liderança, trabalho em equipe, comunicação, empreendedorismo, entre outras.
  • Contribuição social: a extensão é uma forma de a universidade contribuir socialmente, colocando seus conhecimentos a serviço da comunidade e ajudando a promover o desenvolvimento social e cultural.
  • Envolvimento com a prática profissional: a extensão pode proporcionar aos alunos uma aproximação com a prática profissional, o que é importante para o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva sobre a profissão.
  • Diferencial na formação: a participação em atividades de extensão pode ser um diferencial na formação dos alunos, pois permite que eles adquiram uma visão mais ampla e integrada da sociedade, e desenvolvam habilidades e competências que são valorizadas pelo mercado de trabalho.

 

Em resumo, a extensão é importante no curso de Psicologia da FACEG porque permite a ampliação do conhecimento, interação com a comunidade, desenvolvimento de habilidades e competências, contribuição social, envolvimento com a prática profissional, e diferenciação na formação.