Cerca de 1.400 pessoas lotaram a área externa da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) na noite desta terça-feira, 12 de agosto, para assistir à palestra do astronauta norte-americano Barry Wilmore. Com o tema “Do espaço à Terra: lições de 9 meses em órbita”, o evento marcou a aula magna de abertura do semestre e integrou a programação da Conferência Ciência e Propósito: o Universo, a Vida e a Missão Cristã, promovida pela Associação Educativa Evangélica (AEE) em parceria com a organização Answers in Genesis.
Por quase uma hora e meia, Wilmore apresentou imagens e relatos das diversas situações que viveu entre junho de 2024 e março de 2025, quando permaneceu a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Entre explicações técnicas, bastidores de experimentos científicos e momentos de apreensão, destacou também a presença de Deus em todos os instantes de sua trajetória — tanto na missão mais recente quanto ao longo de seus 25 anos de serviços prestados à agência espacial norte-americana, dos quais se aposentou na semana passada.
Wilmore dividiu histórias marcantes de sua convivência e trabalho com a astronauta Sunita Williams, com quem comandou estudos e caminhadas espaciais nos nove meses em que ficaram “hospedados” na ISS. Ele reafirmou, fervorosamente, como a fé foi um alicerce diante dos desafios, e como cada experiência fora da Terra reforçou seu senso de propósito e gratidão.
Para o diretor da FACEG, José Mateus dos Santos, receber um convidado com essa bagagem foi um marco para a instituição e para a cidade. “É uma honra imensa abrir nosso semestre com alguém que não apenas viveu experiências extraordinárias no espaço, mas que também traz uma mensagem de esperança, fé e propósito. A contribuição do comandante Wilmore certamente ficará na memória de todos que estiveram aqui”, afirmou.
A presença de Barry Wilmore colocou Goianésia no circuito de uma programação acadêmica e científica de alto nível, que segue até 14 de agosto em Anápolis e outras mantidas da AEE, reunindo ainda o astronauta Jeffrey Williams, o educador Arturo Valdebenito e o teólogo Joe Owen em palestras, painéis e workshops que exploram a relação entre ciência e fé cristã.
© Copyright FACEG 1947 - 2025