28, June de 2023

Na última quinta-feira, 22, a Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) recebeu o delegado Sérgio Nascimento, da Receita Federal, para falar sobre uma parceria que trará benefícios para a comunidade goianesiense – a inauguração de um Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) na instituição.

O NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade.

O serviço prestado para a comunidade é realizado pelos alunos da instituição e supervisionado pelos professores, proporcionando a experiência prática dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. O Núcleo, que está previsto para ser inaugurado no mês de agosto, é um marco no município - o primeiro de Goianésia.

Confira alguns serviços prestados pelo NAF:

• Auxílio à elaboração e orientações sobre declaração de imposto de renda

• Auxílio à inscrição e informações cadastrais de CPF e CNPJ

• Auxílio à emissão e informações sobre débitos e certidões negativas de débitos de pessoa física e jurídica

• Agendamento online de atendimentos na Receita Federal e muito mais!

A Coordenadora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da FACEG, professora Matildes José de Oliveira, ressalta que esta novidade é de extrema importância para a instituição, uma vez que "fortalece a formação de estudantes, promove a aproximação entre a teoria e a prática e contribui para o desenvolvimento da comunidade e região, oferecendo suporte e orientação nas áreas contábil e fiscal."

"Os alunos desses cursos têm a oportunidade de atuar como estagiários ou voluntários no NAF, onde podem prestar assistência à população local e região de Goianésia em questões relacionadas à contabilidade, fiscalidade e gestão. Isso os expõe a desafios reais e contribui para a formação de profissionais mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. Além disso, o NAF também desempenha um papel importante na comunidade e região de Goianésia, oferecendo serviços de orientação fiscal e contábil gratuitos para a população em geral. Muitas vezes, pessoas de baixa renda ou pequenos empresários não têm acesso a serviços de consultoria contábil, e o NAF supre essa lacuna, contribuindo para a melhoria da gestão financeira desses indivíduos e empresas", completou.