05, June de 2025

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) colocaram em prática seus conhecimentos e mostraram seu potencial no Desafio Robótico, um projeto de Extensão Curricular Interdisciplinar que une teoria e prática por meio da robótica e da colaboração com a comunidade.

Nesta edição, o desafio foi desenvolvido em parceria com os alunos do Colégio Estadual Jalles Machado, que participaram ativamente das oficinas, interagiram com os robôs e contribuíram para a construção de uma experiência rica em aprendizado.

Os robôs, criados com estrutura em PLA (plástico de impressão 3D), servomotores, placas Arduino e sistemas CLP (Controlador Lógico Programável), apresentaram diferentes graus de liberdade e funcionalidades. A proposta era permitir que os alunos aplicassem, de forma prática e integrada, os conceitos de automação, programação, mecânica e controle, adquiridos ao longo do curso.

O projeto faz parte da curricularização da extensão, envolvendo estudantes de todos os períodos e promovendo o contato direto com realidades externas ao ambiente universitário. A cada semestre, um colégio da região é escolhido como parceiro, fortalecendo a integração entre ensino superior e educação básica.

“Mais do que uma competição, o Desafio Robótico é uma oportunidade de unir alunos de diferentes fases do curso em torno de um objetivo comum, ao mesmo tempo em que despertamos o interesse de jovens estudantes da região pelas engenharias”, afirma o professor Joaquim Parada, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da FACEG.

Ao final do evento, três equipes foram premiadas pela originalidade, funcionalidade e desempenho de seus robôs. Mas o maior destaque foi o espírito de cooperação, o entusiasmo e a dedicação dos participantes, destaca o coordenador.