O diretor da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG), José Mateus dos Santos, é um dos homenageados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na noite da última segunda-feira, 30. A honraria, concedida por iniciativa do deputado estadual José Machado, destacou 40 nomes que, em diferentes áreas de atuação, vêm prestando relevantes serviços à sociedade goiana. A solenidade reuniu médicos, prefeitos, militares, advogados, empresários, produtores rurais, gestores da educação e representantes do setor privado.
Durante a cerimônia, o deputado ressaltou a importância do trabalho dos homenageados. “É importante lembrar que reconhecer méritos não é apenas um gesto de gratidão: é também um ato de justiça. Quando homenageamos quem serve com excelência, oferecemos à sociedade um exemplo de ética, responsabilidade e compromisso com o bem comum”, afirmou.
Ao compor a mesa diretora da solenidade, ao lado de outras lideranças locais, José Mateus dos Santos agradeceu pela homenagem e reforçou o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa. “Reconhecer trabalho é uma atitude única do ser humano. Apesar de não me sentir digno, me sinto honrado com essa medalha. Precisamos construir uma sociedade mais equilibrada por meio do nosso trabalho. Parabenizo o deputado José Machado por sua atuação, já tão relevante em seu primeiro mandato”, declarou.
A Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira é considerada a mais alta comenda concedida pela Alego e simboliza o reconhecimento do poder público ao compromisso e dedicação daqueles que contribuem para o desenvolvimento de Goiás.
Sobre José Mateus
Diretor da FACEG há 20 anos, José Mateus dos Santos tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação, a gestão pública e a cultura local. Iniciou sua carreira na empresa Planagri S.A., onde atuou por mais de duas décadas no Departamento de Pesquisa, conciliando a atividade com a docência em escolas de ensino médio nas disciplinas de Biologia, História e Geografia.
Em 1997, ingressou na vida pública como secretário municipal de Administração, cargo que ocupou até 2000, quando foi eleito vereador com a maior votação do pleito. Na Câmara Municipal, exerceu a vice-presidência (2001-2002) e a presidência (2003-2004), período em que implementou ações relevantes como a revisão da Lei Orgânica e do Regimento Interno, a criação do Código de Ética do Legislativo, além de iniciativas voltadas à valorização da memória histórica de Goianésia.
Elegeu-se vice-prefeito, em 2004, e também presidiu a Fundação Cultural de Goianésia, promovendo eventos como o Festival Nacional do Humor e incentivando a criação do Museu Histórico da cidade.
Formado em Ciências Sociais, é mestre e doutor em Ciências Ambientais e pós-doutorando em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goias (FE/UFG). Foi professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da UniEVANGÉLICA (Anápolis e Ceres), e atualmente, além de dirigir a FACEG, leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Também integra o Grupo Ecológico Florescer.
© Copyright FACEG 1947 - 2025