05, August de 2022

Seis trabalhos científicos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Solos, Ecologia e Dinâmica da Matéria Orgânica (SEDMO) da Faculdade Evangélica de Goianésia (FACEG) estão sendo apresentados no 22nd World Congress of Soil Science, em Glasgow, na Escócia, evento que ocorre até sexta-feira (5).

As pesquisas, que contaram com o apoio das empresas Jalles Machado e Anglo American Brasil, foram selecionadas para apresentação oral no evento dentre centenas de trabalhos de outros países do mundo.

Uma das pesquisas apresentadas foi da doutoranda em microbiologia (UnB) Leidiane dos Santos Lucas, egressa do curso de Agronomia da FACEG e membro do SEDMO. Ele discorreu sobre seu trabalho desenvolvido em parceria com a Usina Jalles Machado e a mineradora Anglo American, em uma apresentação com um público formado por pesquisadores de diversos países. O projeto teve como tema Arbuscular Mycorrhizal Fungi in Buriti, Cerrado Cashew and Peki in Cerrado soil (Fungos micorrízicos arbusculares em Buriti, Caju e Pequi no solo de Cerrado).

Leidiane também apresentou um poster, com o tema  Mycorrhizal Fungi Arbuscular In Forage Grasses Cultivated In Cerrado Soil (Fungos Micorrízicos Arbusculares em Gramas de Forragem Cultivadas em Solo do Cerrado).

O acadêmico do curso de agronomia da FACEG Joaquim Neto Silva Silvério apresentou o trabalho Different methods of inoculation of nitrogen-fixing bacteria (Azospirillum) specific of grasses in sorghum (Diferentes métodos de inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio (Azospirillum) específicas de gramíneas no sorgo).

Karen Brito, que faz doutorado na UniEVANGÉLICA em Ciências Ambientais na UniEVANGÉLICA, levou o nome da instituição para Glasgow e foi responsável pela apresentação do trabalho Mycorrhizal activity as a quality indicator in forest livestock crop integration system with Baru - Dipteryx alata (Atividade micorrízica como indicador de qualidade em sistema de integração agropecuária florestal com Baru - Dipteryx alata).

O trabalho Oxidable Fractions Of Organic Matter In Fields Of Fire In The Chapada Dos Veadeiros (Frações Oxidáveis ​​de Matéria Orgânica em Campos de Fogo na Chapada dos Veadeiros) foi apresentado pelo professor do Curso de Agronomia da Faculdade Evangélica de Goianésia Rodrigo Fernandes de Souza, doutorando em Recurso Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás.

A pesquisa Ferronickel Mining Slag On Substrates For Production Of Pre-Sprouted Sugarcane Seedlings (A escória da mineração e o setor sucroenergético. Um estudo sobre a racionalidade sustentável em Goiás) também foi selecionada para o 22º Congresso Mundial de Ciências do Solo.  Esse trabalho é de autoria do professor Dr. José Mateus dos Santos, diretor da FACEG, que concluiu seu doutorado na UniEVANGÉLICA e se tornou o primeiro doutor formado pela instituição. A apresentação dessa proposta em Glasgow foi feita pelo professor do Curso de Agronomia da Faculdade Evangélica de Goianésia Dr. Jadson Belem de Moura.